As empresas estão tendo que mudar radicalmente a forma de atrair e se comunicar com seus clientes, e isso deve-se pelo grande avanço da internet.  Alguns anos atrás, as empresas investiam muito capital para fazer propaganda e vender seus produtos através dos meios tradicionais, tais como rádio, TV, jornais, revistas, mídia externa (outdoors) e panfletos ou flyers, uma vez que, essas eram as únicas formas de divulgar uma oferta de um determinado produto ou serviço.

Porém, nos dias de hoje as pessoas estão muito mais expostas a diversas opções de mídia, produtos e canais que entregam informação, além de, ao mesmo tempo, estarem cada vez mais eficientes em ignorar propagandas invasivas e irrelevantes. 

Outro dado importante, é que, quando um consumidor quer comprar algo, ele têm confiado na internet como uma ajuda em sua tomada de decisão. Sendo assim, ele possui mais informações sobre o produto ou empresa e, além disso, consegue comparar preços e consultar a opinião de usuários, aceitando recomendações de pessoas que publicam nos mais variados canais de comunicação.

Com isso, uma propaganda será realmente efetiva apenas quando gerar valor real para o público que a empresa deseja atingir, sendo relevante, eficiente e sempre respeitando as permissões estipuladas pelos usuários.

Portanto, o Marketing Digital possui algumas características que auxiliam muito nesta tarefa, permitindo que a sua empresa tenha grandes retornos sobre o investimento de tempo e dinheiro na comunicação realizada na Internet.

Selecionamos agora os 5 benefícios que irão te convencer da importância do marketing Digital para Pequenas e Médias empresas. Confira quais são elas:

Benefício 1: Mensuração dos resultados

Investindo em marketing digital, você é capaz de medir detalhadamente todos os resultados de cada campanha e saber o que funciona ou não.

Conseguindo fazer essa mensuração, é possível continuar investindo nas campanhas que te trazem mais retorno, ao invés das mídias tradicionais em que, na maioria das vezes, não são mensuráveis e trazem poucos resultados.

Benefício 2: Possibilidade de Segmentação das campanhas

É possível promover campanhas com muito mais foco no potencial cliente. Ao trabalhar o marketing digital, ao mesmo tempo que comunicamos, também interagimos com o público alvo, ou seja, nas pessoas que tem interesse em ter os produtos ou serviços que oferecemos.

Em contrapartida, há muitas vantagens, pois na mídia tradicional, este relacionamento, interação e estreitamento da relação com o consumidor não é possível como nas mídias sociais, por exemplo.

Além de que a maioria das mídias tradicionais atingem grandes massas, ou seja, acaba por impactar pessoas que talvez nunca seriam nossos clientes, desta forma acaba desperdiçando tempo, dinheiro e investimento.

Benefício 3: Atrair os potenciais clientes sem gastar

Um site pode crescer através das mídias sociais e ferramentas de marketing digital de forma gratuita, de forma orgânica, sem precisar que você invista grandes quantias em patrocínios e anúncios pagos, seja por meio da busca orgânica no Google, por e-mail ou por postagens virais em redes sociais.

Isso significa que, além de alcançar os potenciais clientes de forma eficiente, você conseguirá economizar investindo nas estratégias de marketing digital para PMEs.

Benefício 4: Construir uma audiência fiel

Não é uma tarefa tão difícil fazer com que uma base de contatos construída por você, através de e-mail, assinantes de blog e seguidores no Twitter se transforme em um ativo de marketing fundamental para a sua empresa.

Na verdade, para ter sucesso nessa tarefa é simples, basta investir em tempo e produção de conteúdos e materiais relevantes que, de fato, atraem público alvo.

Benefício 5: O excelente custo-benefício 

A sinergia entre as quatro características mencionadas acima, permite que o Marketing atinja ótimos resultados, apesar de baixos investimentos.

Combinando a correta aplicação de recursos, com ideias inteligentes e com o auxílio de boas ferramentas, todo valor investido na Internet tem muito mais retorno se compararmos às famosas mídias tradicionais, que além de atingirem massas sem segmentar o público, possuem altos valores e necessitam de grandes investimentos.

Visto todas esses benefícios citados acima, está explicado porque tantas empresas estão experimentando esses excelentes resultados e, consequentemente, investindo cada vez mais no Marketing Digital.

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