Como é o conteúdo ideal para o Facebook de empresas?

Vivemos cercados de informações e propagandas por todos os lados e na maior rede social do mundo, o Facebook, isso não é diferente. Esta rede que, foi criada com o intuito de relacionamento pessoal, hoje é um forte canal de anúncio e captação de leads para as empresas.

E quando falamos em geração de conteúdo para as fan pages dos nossos clientes, uma das orientações que mais frisamos é: cuidado para não sobrecarregar com propaganda!! Claro que a empresa não está no Facebook apenas para estar entre seus consumidores, ou seja, um dos objetivos é, sim, vender o seu peixe. Mas, atenção, empresários e marqueteiros de plantão: muita calma nessa hora!!! O Facebook é um local de RELACIONAMENTO e esse deve ser o objetivo principal de uma marca quando se faz presente no Facebook: estreitar o relacionamento com os clientes.

E você só consegue fazer isso de uma maneira: fazendo com que ele goste de se relacionar com você! Como fazer isso? Criando conteúdos que sejam interessantes para ele. Pense, por exemplo, que você tem uma padaria. Claro que você quer dizer para seu cliente que seu pão é incrível e que ela custa apenas R$ 0,50. Só que você não pode dizer isso todos os dias! Agora, você pode envolver seu cliente e fazê-lo visitar sua fan page todos os dias se você começar a entregar a ele conteúdos relevantes, como dividir com o cliente uma receita de sanduiche, dar um dica de conservação de pães e bolos, ou, ainda, dar uma dica de programa cultural para nas proximidades do seu estabelecimento. Mudou o formato da mensagem, não é mesmo?

Com isso queremos dizer que você deve inserir o seu assunto (pães e bolos!), sugestionando conteúdos para seu cliente, fazendo com que ele receba o conteúdo sem ficar com aquele “peso” da propaganda. Ou seja, criando conteúdos editoriais que, lá no fundo, têm um fundo comercial. Claro que, volta e meia, você pode e deve colocar anúncios e propagandas diretas. Afinal, tem momentos em que você precisa ser bem direto com o ciente – como na hora de apresentar a promoção da semana, por exemplo.

E então, como é o conteúdo ideal para o Facebook de empresas?
O conteúdo ideal é informativo e útil para o cliente. Fique atento, também, ao número de postagens comerciais x as editoriais e não deixe a balança pender nem para um lado nem para o outro. Para isso, a dica é usar uma tabela para “planejar” suas postagens, onde você desenhará todo o mês e irá recheando com os conteúdos, procurando sempre mesclar os conteúdos.

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